Gás sem cor, inflamável e, em estado puro possui odor característico. É um pouco mais leve que o ar e levemente solúvel em agua e outras substancias orgânicas. Queima no ar e em oxigênio, com intensa liberação de calor . Pode ser produzido pela combinação de carbureto de cálcio e agua.
2.1APLICAÇÕES USUAIS
2.1.1 SOLDA e CORTES
É um gás que tem condições e vantagens técnicas na substituição do GLP em processos de cortes de metais, bem como tem aplicação em processos de soldagem, cortes de metais e, aquecimento.
2.1.2 INDUSTRIAS QUIMICAS
É usado em várias sínteses orgânicas, incluindo, a de acetaldeido, acido acético, acetona, anidrido acético e cloreto e viníla.
2.3TUBULAÇÕES DE ACETILENO
A tubulação de acetileno deve ser instalada em acordo com as normas NFPA .51ª
A tubulação deve ser dimensionada para conduzir o acetileno sob pressão abaixo de 100KPa (10kgf/cm²)
A tubulação para acetileno deve ser de aço carbono, sem costura, classe reforçada ABNT NBR 5587
As conexões a tubulação devem ser de aço, ferro maleável ou e ligas de cobre com no máximo 65% de cobre e classe de pressão 21,2 Mpa (211 kgf/cm²)
Tubo e Bourdon para manômetros e pressão eve ser de aço
É vedada a utilização e cobre puro, prata ou mercúrio e ligas e cobre com mais de 65% e cobre em instalações de acetileno
Toda tubulação e equipamentos, geradores, tanques, compressores e manifold, em instalações de acetileno, devem ser eletricamente aterradas
Tubulação exposta que conduza acetileno não deve ser montadas próximo e linhas aéreas de alta tensão
A tubulação deve ser soldadas e as derivações devem ser feitas com acessórios de aço forjado. Não devem ser usadas conexões flangeadas nem rosqueadas exceto em válvulas de bloqueio, diafragmas de explosão, tomadas de serviço ou equipamento que requeiram tais tipos de conexões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário